Fepasa (1971 - 1998)


Tudo começou com a implantação da estrada de ferro Santos/Jundiaí em 1867, idealizada pelo Barão de Mauá e financiada por capital inglês, era a São Paulo Railway, mais conhecida como "A Inglesa", a responsável pelo escoamento do café produzido no interior paulista, mas ela sozinha não dava conta de tanta produção.

Foi ai que grandes fazendeiros do café financiaram a criação de novas linhas por todo o interior de São Paulo, dando inicio em 1872 com a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, à partir dai os trens também começaram a transportar passageiros.

Após cem anos, mais precisamente cento e um anos, em 1971 a Companhia Paulista e as outras Companhias de São Paulo foram unificadas e passaram a ser dirigidas pelo estado, formando a Ferrovia Paulista S.A. a Fepasa.

A Fepasa existiu por 27 anos, onde em 1998 foi federalizada e entregue a Rede Ferroviária Federal, com isso, o trecho correspondente a malha ferroviária da antiga Ferrovia Paulista S.A., passa a se chamar de Malha Paulista.
 
Com o leilão de concessão da Malha Paulista, foi vencedor o consórcio ligado à Ferroban - Ferrovias Bandeirantes S.A., concessão essa por um período de 20 anos renováveis em igual prazo, a partir de 01 de janeiro de 1999, quando assumiu o controle do trecho paulista. 

Com o tempo, a Ferroban teve seu controle indireto assumido pela América Latina Logística, em vista da operação de incorporação de ações da holding Brasil Ferrovias à ALL.
 
A parte da malha ferroviária da Fepasa utilizada para o transporte suburbano nas regiões Oeste e Sul da Grande São Paulo permaneceu sob controle do Governo do Estado de São Paulo através da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Saiba um pouco mais sobre a Fepasa assistindo a reportagem a baixo:

Clique aqui e veja o mapa completo da malha da Fepasa.

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