Sistema Cremalheira


O Sistema de Cremalheira ou simplesmente Cremalheira, nada mais é que a instalação de um terceiro trilho dentado, entre os dois trilhos normais de uma ferrovia, onde um mecanismo está sob a locomotiva pousa sobre o trilho dentado e nela fica articulado, permitindo que a locomotiva auxilie os trens a vencer terrenos inclinados.

Utiliza-se uma locomotiva especialmente projetada para operar neste tipo de trilho, onde um conjunto de rodas dentadas se engata no trilho ou na cremalheira e permite que a composição consiga subir ou descer terrenos inclinados, ajudando na tração ou na frenagem da composição.


O sistema cremalheira-aderência veio a substituir o sistema funicular, que consistia em subir ou descer as composições por meio de máquinas a vapor fixas em determinados patamares, que puxavam as composições por meio de grossos cabos de aço.

Veja abaixo exemplos de Sistemas Cremalheira, destaque para a operação da MRS Logística que fica localizada na transposição da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Cubatão (SP). Como curiosidade, este sistema de cremalheira da MRS Logística é o único existente no mundo para grande capacidade de transporte (carga), bem como é o único trecho para transporte de cargas no Brasil que utiliza tração elétrica.

 
Locomotiva a vapor.

Operação MRS na Serra do Mar.

 
"Stadler Rail He 4/4 MRS" as novas locomotiva da MRS que operam na Serra do Mar.

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