A Famosa Big Boy


As locomotivas "Big Boy" da classe 4000 da Union Pacific Railway (USA), tinham um arranjo de rodas 4-8-8-4 e foram as maiores locomotivas construídas em todo o mundo. Essas locos tinham um tender com 14 rodas e pesavam 539 toneladas! Foram construídas pela ALCO ao todo 25 unidades dessa maravilha, em dois grupos de 10 e um de 5 locomotivas, entre 1941 e 1944.

As Big Boys foram exclusivamente desenhadas para puxar 3300 toneladas, nas subidas de 1,14% das montanhas de Wasatch no estado de Utah. Foi desenvolvida para estabilizar em 130km/h, então ela contava com uma grande margem de segurança pois iria operar bem abaixo dessa velocidade. A melhor potência era conseguida em 56 km/h e o melhor torque em 16km/h. Poucas locomotivas articuladas antes da Big Boy foram capaz de tanta velocidade.

Eram movidas à carvão, com grandes grelhas para queimar carvão de baixa qualidade das minas compradas pela ferrovia. Apenas uma locomotiva, a 4005, foi convertida experimentalmente para queimar petróleo. Essa operação não foi bem sucedida e logo revertida para carvão. O motivo foi a utilização de apenas um queimador que, com as largas fornalhas da Big Boy, era incapaz de fornecer aquecimento adequado. Não se sabe porque utilizaram apenas um queimador.

Na segunda guerra mundial, as Big Boy prestaram trabalhos importantes, pois mesmo um novato poderia operá-la, uma vez que muitos homens jovens eram inadequados para a luta na guerra e foram contratados pela ferrovia para substituir os que foram para a guerra. Durante a guerra, agentes alemães nos EUA reportaram que os americanos tinham gigantes locomotivas à vapor que levavam enormes comboios cheios de material bélico através das montanhas em alta velocidade. Tal fato, quando recebido na Alemanha foi classificado como "impossível".

Sua performance em mover enormes
trens de material de guerra foi citado várias vezes e as Big Boys foram aclamadas por ter contribuído com o esforço de guerra. O fim das Big Boys veio com o aumento no preço do carvão e mão-de-obra no pós-guerra e na eficiência das locomotivas disel-eletricas. Porém foram as últimas locomotivas vaporeiras a serem retiradas de serviço. 

Veja no vídeo as Big Boys trabalhando:

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