Fábrica da EMD no Brasil

A Caterpillar inaugurou no dia 29 de novembro uma planta de locomotivas, em Sete Lagoas, com a previsão de comercializar até 500 locomotivas nos próximos cinco anos. Na unidade serão montadas e fabricadas locomotivas da marca Electro-Motive Diesel (EMD), subsidiária da Progress Rail Services, empresa do conglomerado Caterpillar.

A expectativa da empresa é que o mercado demande mil locomotivas no período, ficando a outra metade com a concorrente direta, a GE Transportation. Contratos foram assinados para fornecimento de 35 veículos, sendo 14 para a VLI, empresa controladora da FCA, e outras 21 para a Eldorado Brasil Celulose, da holding J&F. Além disso, novo contrato deve ser assinado para entrega de mais 18 locomotivas até setembro do ano que vem.

Os veículos terão 65% de conteúdo nacional, sendo que as peças são fabricadas nas plantas de Hortolândia e Diadema, em São Paulo, e transferidas para Sete Lagoas para montagem. A carcaça é importada do Canadá e dos Estados Unidos, mas a Caterpillar já iniciou estudos para que todo o material seja feito no Brasil.


Paralelamente também é elaborado projeto para outro modelo, apropriado para bitola métrica. De 2006 para cá, a empresa investiu aproximadamente US$ 100 milhões no setor ferroviário no país, para ampliar as instalações paulistas, paranaenses e mineiras. O total do investimento em Sete Lagoas é mantido em sigilo.

A unidade de Sete Lagoas tem área de 110 mil metros quadrados, mas, por enquanto, não é usada em sua totalidade. Com isso, caso haja demanda além da perspectiva atual, a empresa pode ampliar suas instalações. Nos primeiros meses, no entanto, serão 98 funcionários trabalhando em turno único, sendo que a fábrica pode receber até cinco vezes mais trabalhadores e ampliar os horários de operação. 


“Temos capacidade para fazer, nosso desafio é vender locomotiva”, afirma, otimista o diretor-geral da Progress Rail Services, empresa do grupo Caterpillar, Carlos Roso, lembrando que o foco não é exclusivo no mercado brasileiro, mas sim de toda a América do Sul.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário