Foto do Facebook do maquinista da MRS Logística Carlos Eduardo
A MRS Logística e a empresa Stadler (suíça) negociaram sete locomotivas para operarem na serra cremalheira que liga o planalto ao porto de Santos, cada locomotiva custou em média 6 milhões de dolares.
Cremalheira é um sistema onde a tração da locomotiva é feita através
de uma roda dentada colocada sob a locomotiva. Esta roda trabalha sobre um
terceiro trilho, também dentado, colocado no centro da via.
A via da Serra do Mar é a mais inclinada do mundo destinada à carga, com
rampa de 10% e extensão de 8 km.
As locomotivas Stadler substituirão gradativamente 11 locomotivas fabricadas pela Hitachi na
década de 70, que funcionam em duplas na operação.
Com as locomotivas Stadler a MRS Logística pretende aumentar o fluxo de carga na serra de 8 milhões de toneladas por ano para surpriendentes 25 a 28 milhões de toneladas por ano.
Para quem não conhece, a Stadler ela é a principal fornecedora mundial de locomotivas de
cremalheira, muito utilizadas nos Alpes para acesso a estações de esqui.
A companhia tem unidades na Suiça, Alemanha, Polônia, Hungria e
Argélia, com cerca de 2.400 funcionários.
Após quase três meses de viajem, chegaram no Brasil as duas primeiras locomotivas Stadler (901501 e 901502), quando se iniciaram os testes dos fabricantes juntamente com a MRS Logística para que as operações possam ocorrer com maior segurança.
As máquinas incorporam rodas MWL (torneadas na Suíça para
atender às tolerâncias do fabricante), aparelhos de choque AmstedMaxion e
sapatas argentinas, da Siderea. Os motores são da Traktionssysteme
Áustria.
As outras cinco locomotivas chegarão até o final de março de 2013.
Assista a baixo o vídeo de apresentação da primeira locomotiva Stadler MRS fabricada a 901501
Fonte: Revista Ferroviaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário