Como todo mercado, o setor ferroviário também tem sua competitividade, ainda mais porque qualquer produto na ferrovia é muito caro e um contrato gira na casa das centenas de milhões, neste setor temos duas grandes montadoras de locomotivas: a General Eletric (GE) e a General Motors Eletro-Motive Division (GM-EMD).
Em 2010 a MRS Logística fechou um contrato com a GE que segundo informações da própria montadora ultrapassou os R$ 600 Milhões para fornecer 115 locomotivas AC44i.
Foto do site RailPictures.net
GE: seus motores são os de 4 tempos e o modelo 7FDL foi utilizado em todas as gerações de locomotivas GE,
começando pela série Universal, passando pelas Dash 7, Dash 8, Dash 9 e
AC4400CW, e, sendo substituído pela linha de motores Gevo na atual série
Evolution. Em 1993, a GE lançou a AC6000CW equipada com o 7HDL-16 de 6.250hp no virabrequim.
Trata-se de um "upgrade" do 7FDL, com a implantação de dois
turbocompressores atuando em paralelo, um para cada bancada de
cilindros. O 7HDL apresentou problemas como consumo exagerado e elevada
vibração em regimes de grande potência. Já os motores Gevo prometem maior potência com menor consumo, além de poluir muito menos.
GM: suas locomotivas mais modernas são equipadas com motores do tipo EMD 710 que é uma linha de motores a diesel da divisão de locomotivas da General Motors (EMD), sucessor do 645. O EMD 710 é um grande motor diesel de 2 tempos com bancadas de cilindros em V defasadas em 45 graus uma da outra como seus antecessores 645 e 567. Todas as suas versões são turboalimentadas, não tendo opção do compressor mecânico. Introduzido em 1984 com a série 60 (GP60, SD60) na versão 16-710G3A de 3800hp. Em 1985 veio a versão de 12 cilindros do mesmo motor com potência de 3000hp, culminado em uma versão de 20 cilindros em 1995 com potência de 5000hp da SD80.
Fontes: Wikipédia, Canal do transporte, Canal setevezassete49 e RailPictures.net
GM: suas locomotivas mais modernas são equipadas com motores do tipo EMD 710 que é uma linha de motores a diesel da divisão de locomotivas da General Motors (EMD), sucessor do 645. O EMD 710 é um grande motor diesel de 2 tempos com bancadas de cilindros em V defasadas em 45 graus uma da outra como seus antecessores 645 e 567. Todas as suas versões são turboalimentadas, não tendo opção do compressor mecânico. Introduzido em 1984 com a série 60 (GP60, SD60) na versão 16-710G3A de 3800hp. Em 1985 veio a versão de 12 cilindros do mesmo motor com potência de 3000hp, culminado em uma versão de 20 cilindros em 1995 com potência de 5000hp da SD80.
Veja abaixo no vídeo o processo de fabricação na fabrica da GE:
Fontes: Wikipédia, Canal do transporte, Canal setevezassete49 e RailPictures.net
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