GE vs GM


Como todo mercado, o setor ferroviário também tem sua competitividade, ainda mais porque qualquer produto na ferrovia é muito caro e um contrato gira na casa das centenas de milhões, neste setor temos duas grandes montadoras de locomotivas: a General Eletric (GE) e a General Motors Eletro-Motive Division (GM-EMD).

Em 2010 a MRS Logística fechou um contrato com a GE que segundo informações da própria montadora ultrapassou os R$ 600 Milhões para fornecer 115 locomotivas AC44i.
Foto do site RailPictures.net

Já a Vale é uma que vem investindo em locomotivas GM, ela possui algumas SD70M em sua frota, além das SD80ACES que chegaram recentemete para reforçar seu time.
Foto do site RailPictures.net

Saibam mais um pouco sobre os motores de cada uma das montadoras:

GE: seus motores são os de 4 tempos e o modelo 7FDL foi utilizado em todas as gerações de locomotivas GE, começando pela série Universal, passando pelas Dash 7, Dash 8, Dash 9 e AC4400CW, e, sendo substituído pela linha de motores Gevo na atual série Evolution. Em 1993, a GE lançou a AC6000CW equipada com o 7HDL-16 de 6.250hp no virabrequim. Trata-se de um "upgrade" do 7FDL, com a implantação de dois turbocompressores atuando em paralelo, um para cada bancada de cilindros. O 7HDL apresentou problemas como consumo exagerado e elevada vibração em regimes de grande potência. Já os motores Gevo prometem maior potência com menor consumo, além de poluir muito menos.


GM: suas locomotivas mais modernas são equipadas com motores do tipo EMD 710 que é uma linha de motores a diesel da divisão de locomotivas da General Motors (EMD), sucessor do 645. O EMD 710 é um grande motor diesel de 2 tempos com bancadas de cilindros em V defasadas em 45 graus uma da outra como seus antecessores 645 e 567. Todas as suas versões são turboalimentadas, não tendo opção do compressor mecânico. Introduzido em 1984 com a série 60 (GP60, SD60) na versão 16-710G3A de 3800hp. Em 1985 veio a versão de 12 cilindros do mesmo motor com potência de 3000hp, culminado em uma versão de 20 cilindros em 1995 com potência de 5000hp da SD80.

 Veja abaixo no vídeo o processo de fabricação na fabrica da GE:

Fontes: Wikipédia, Canal do transporte, Canal setevezassete49 e RailPictures.net

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