Ferromodelismo: brincadeira de gente grande!


O modelismo ferroviário, ferreomodelismo ou ferromodelismo é um hobby que tem por objetivo replicar em escala reduzida veículos e estruturas ferroviárias, tais como: locomotivas, vagões, pontes, túneis, viadutos, etc.

Há muita discussão quanto ao termo que define o modelismo ferroviário, a dúvida é entre ferromodelismo ou ferreomodelismo. Nós usaremos aqui o termo ferromodelismo e desde já, pedimos a quem prefere o termo ferreomodelismo que não fique chateado conosco, pois é somente uma questão gosto.

Na Europa, junto com o nascimento das ferrovias, nasce o desejo de possuir reproduções dessas maravilhosas máquinas que revolucionaram os transporte da época, período em que mestres relojoeiros construíam verdadeiras "jóias" mecânicas, movidas a corda ou a vapor. 

Já no começo do século, algumas empresas começaram a fabricar essas miniaturas industrialmente e movidas a energia elétrica. Uma empresa européia sentiu a necessidade de se reduzir essas composições para atender a burguesia que moravam nas cidades criando a escala O (zero) ou 1:43,5.

As demais empresas lançam o conceito de "Ferrovia de Mesa", criando a escala OO (zero zero) ou 1:76, onde a bitola dos trilhos é exatamente a metade da O, mas a composição teve que ser levemente aumentada para comportar os mecanismos. Essa escala permite uma mini-ferrovia inteira montada em uma mesa de jantar. 

Com o sucesso dessa escala e o refino das tecnologias empregadas, surge a escala HO (half-zero) ou 1:87 (a escala de ferromodelismo mais difundida em todo o mundo), com composições medindo exatamente metade da O e outras ainda menores, como a N (1:160), e ainda a Z (1:220). 

Para o ferromodelismo, a escala é dada em relação à bitola, ou seja, à distância entre os trilhos. No caso, a indicação de escala é por sistema alfa-numérico, como N, HOn3, HO, S, On3, O, etc. A escala HO (1:87) assim como a OO (1:76) por exemplo, tem bitola de 16,5 mm; a N (1:160) tem bitola de 9 mm; a O (1:43,5) tem 32 mm, e assim por diante. 

A Frateschi (empresa brasileira que fabrica produtos de ferromodelismo) disponibilisou na internet um Manual de Inicialização ao Ferromodelismo que é o ABC do Ferromodelismo, clique aqui para baixa-lo.

Queremos declarar a nossa admiração aos artistas que dedicam seu tempo e toda criatividade a essa nobre arte que é o Ferr(e)omodelismo, parabéns a todos. Somos realmente seus fãs!

Assistam a reportagem da Rede Record sobre ferromodelismo:

 Fontes: Wikepédia, Webkits, Frateschi e Youtube.

Um comentário:

  1. Nossa! Esse vídeo sobre Ferromodelismo acabou de me lembrar que há muito tempo o meu Pai queria fazer a mesma coisa, mas em volta da árvore de Natal e desde pequeno eu ouvia isso dele mas a gente nunca teve condições para fazer um!
    Já tive um bem mais simples soltava até fumaça e nós montamos em volta da árvore apenas uma vez depois de anos o trenzinho sumiu mas se eu procurar eu vou achar!!
    Parabéns ao blog!!!

    ResponderExcluir