Até o início da década de 1940, havia a inexplicável existência de duas estações ferroviárias distantes uma da outra a poucos metros, servindo distintamente as cidades de União da Vitória (Paraná) e Porto União (Santa Catarina).
Trens chegavam e partiam transportando passageiros e cargas das duas estações. Uma inconveniência: parar duas vezes na mesma comunidade. As pessoas desciam em União da Vitória e hospedavam-se em Porto União, as cargas descarregadas em Porto União eram entregues em União da Vitória.
Através dos anos ficou evidenciada, tanto pelo governo federal quanto pelo estadual, a importância desse entroncamento ferroviário e, em 15 de agosto de 1942, é inaugurado um conjunto de obras incluindo aí a estação de passageiros.
Racionalizando espaço e tempo e respeitando a tradição de duas cidades juntas colonizadas, a rede julgou por bem substituir as duas estações por dois corpos, iguais em área coberta e fisionomia arquitetônica, ligados de modo a formar uma grande abóbada em arco e por meio de uma galeria subterrânea reservada ao trânsito de pedestres.
Para que não houvesse nenhum tipo de rancor por parte das duas cidades, a estação foi denominada de “União”, a fim de manter os laços de amizade entre as cidades.
Esta
postagem foi sugerida pelo maquinista Luiz Jorge Uliniki, que relatou ter muito
orgulho de fazer parte da história da ferrovia.
O Planeta Ferrovia agradece a colaboração e convida a todos a sugerir assuntos de postagens através do nosso formulário de contato ou pelo nosso e-mail: contato@planetaferrovia.com
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