Reforma de uma GP9


O NatGeo HD através do programa "Obras Incríveis" fez um documentário sobre a transformação de uma locomotiva GP9 americana num modelo mais moderno e econômico, com motores Genset.

Assista no vídeo abaixo todo processo de modernização da locomotiva e veja se dá ou não dá trabalho:

Beduíno - Um Guerrilheiro Sorocabano


Francisco Gomes, o Beduíno, ex-ferroviário e um dos fundadores da ALN, Ação Libertadora Nacional. Beduíno, Raphael Martinelli e Carlos Marighella lideraram movimentos de oposição ao governo militar instituído no Brasil em 1969.

Para financiar o movimento, Chico Gomes, com a ajuda de outros companheiros, participou do assalto ao trem pagador da ferrovia Santos-Jundiaí. Perseguido pelos militares, fugiu pela América Latina, passando por países como Argentina, Chile, Panamá e Cuba, até retornar ao Brasil com a Lei de Anistia.

Saiba mais sobre essa história assistindo o documentário:

PRODUÇÃO: ALEXANDRE MACHADO, CARLOS RUFINI, FELIPPE AUGUSTO GONÇALVES e FRANCISCO LINO.

A História da Ferrovia do Ceará


Se você gosta de história da ferrovia do nosso país, essa postagem é especialmente para você, estamos publicando o excelente trabalho que o núcleo de documentário da TV Assembleia Ceará preparou, trata-se de uma série de 3 programas sobre "A História da Ferrovia do Ceará".

No primeiro episódio, vamos ver como foi a implementação da ferrovia no estado, as primeiras locomotivas e a criação da estrada de Baturité, já no segundo episódio, vamos conhecer a histórias da ferrovia que liga Fortaleza até Camocim, passando por Sobral. No terceiro e último episódio, vamos conhecer a histórias da ferrovia linha sul, que passa pelo Crato e Juazeiro do Norte. Vamos conhecer as mudanças tecnológicas do trem à diesel até o atual VLT, além da saudade dos ferroviárias que trabalharam durante anos nas ferrovias cearenses.

Assista agora os três programas e fique sabendo tudo sobre A História da Ferrovia do Ceará.

Episódio 01

Episódio 02

Episódio 03

Conheça o canal do YouTube da TV Assembleia Ceará clicando aqui.