A EMD DDA40X é uma locomotiva da Electro-Motive Division construída entre Junho de 1969 e Setembro de 1971 para a Union Pacific Railroad
(UP). Um total de 47 locomotivas foram construídas com a numeração de
6900-6946.
Esta é a maior, mais pesada e mais potente diesel-elétrica
que já existiu, feita para rodar na linha de bitola standard (1.435mm)
da UP puxando velozes trens de passageiros ou pesados trens de carga a
velocidades de até 144 km/h (90 mph). Seus 8 motores
de tração são alimentados por 2 grupos moto-geradores para cada motor
produzir a potência de 6600 hp, com a potencia máxima de 52.800 hp.
Foi chamada de sucessora da locomotiva a vapor "Big-Boy", que também rodou na UP e é uma das maiores locomotivas que já existiu. Suas antecessoras foram as DD35 e DD35A, ambas máquinas D-D com 5000 hp e suas concorrentes foram as GE U50B de 5000 hp e a ALCO C-855 de 5500 hp, ambas com arranjo de rodas B+B-B+B.
Significado da sigla:
DD (arranjo de rodas D-D);
A (gerador de tração de corrente alternada; alternador);
40 (motor primário da série "40" da EMD - 16-645E);
X (dois motores primários) = DDA40X.
Significado da sigla:
DD (arranjo de rodas D-D);
A (gerador de tração de corrente alternada; alternador);
40 (motor primário da série "40" da EMD - 16-645E);
X (dois motores primários) = DDA40X.
FIXA TÉCNICA.
Propulsão | Diesel-Elétrica |
---|---|
Fabricante | EMD - La Grange, Illinois ( Estados Unidos) |
Modelo | DDA40X |
Ano de fabricação | Junho de 1969 a Setembro de 1971 |
Locom. fabricadas | 47 |
Classificação AAR | D-D |
Tipo de Serviço | Carga/Passageiros |
Bitola | 1.435 mm |
Tipo de Truques | Flexi-coil |
Diâmetro das rodas | 40" |
Distância entre eixos | 1.305 mm |
Comprimento | 29.997mm |
Largura | 3.150 mm |
Altura | 4.980 mm |
Peso da locomotiva | 247.400 kg |
Peso por eixo | 30.925 kg |
Tipo de combustível | Diesel |
Capacidade de combustível | 31,154 l |
Fabricante do motor | EMD |
Motor primário | Dois EMD 645E3A |
Limite de RPM | 900 |
Tipo de motor | Dois 16 cilindros em V |
Gerador | Dois AR12 |
Motores de tração | D77 (oito) |
Tamanho dos cilindros | 9 1/16" (230mm) X 10"(254mm) |
Tipo de transmissão | Elétrica |
Tração múltipla | Sim |
Velocidade máxima | 144 km/h |
Potência total | 52800 hp |
Potência de tração | 6600 hp |
Ferrovias Originais | Union Pacific |
Apelidos | Centennial |
Situação | 1 em operação (promocional), 12 preservadas (operacionais e não-operacionais), demais cortadas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário