Funicular


Funicular é um carro de cabos que circula sobre trilho; a sua principal função é o transporte de passageiros ou carga ao longo de encostas. Uma linha de funicular é normalmente constituída por dois carros puxados por um cabo de aço, um em cada extremo da linha; partem ao mesmo tempo numa linha única, a meio do percurso a linha divide-se em duas permitindo o cruzamento. O nome deriva do latim, funiculus, diminutivo de funis que significa "corda".

Funicular no Brasil: para vencer a grande altitude da serra do mar de São Paulo sem criar um trecho excessivamente longo, os ingleses da São Paulo Railway adotaram um sistema funicular, o hoje conhecido por Primeiro Funicular da Serra construído em Paranapiacaba, subdistrito de Santo André.

Esse sistema vencia os quase 800 metros de altitude da Serra por meio de 4 planos inclinados, com 10% de inclinação cada plano, totalizando um percurso de 8 quilômetros. A cada plano, a composição trocava de máquina para prosseguir viagem.

Veja abaixo um vídeo do ano de 1988 da Funicular da Serra do Mar quando ainda estava em funcionamento:
 

Veja abaixo um Sistema Funicular um pouco mais moderno, essa é a CairnGorm Mountain
funicular railway
que fica no Reino Unido:
 

Sistema Cremalheira


O Sistema de Cremalheira ou simplesmente Cremalheira, nada mais é que a instalação de um terceiro trilho dentado, entre os dois trilhos normais de uma ferrovia, onde um mecanismo está sob a locomotiva pousa sobre o trilho dentado e nela fica articulado, permitindo que a locomotiva auxilie os trens a vencer terrenos inclinados.

Utiliza-se uma locomotiva especialmente projetada para operar neste tipo de trilho, onde um conjunto de rodas dentadas se engata no trilho ou na cremalheira e permite que a composição consiga subir ou descer terrenos inclinados, ajudando na tração ou na frenagem da composição.


O sistema cremalheira-aderência veio a substituir o sistema funicular, que consistia em subir ou descer as composições por meio de máquinas a vapor fixas em determinados patamares, que puxavam as composições por meio de grossos cabos de aço.

Veja abaixo exemplos de Sistemas Cremalheira, destaque para a operação da MRS Logística que fica localizada na transposição da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Cubatão (SP). Como curiosidade, este sistema de cremalheira da MRS Logística é o único existente no mundo para grande capacidade de transporte (carga), bem como é o único trecho para transporte de cargas no Brasil que utiliza tração elétrica.

 
Locomotiva a vapor.

Operação MRS na Serra do Mar.

 
"Stadler Rail He 4/4 MRS" as novas locomotiva da MRS que operam na Serra do Mar.

Triângulo de Reversão, Pêra Ferroviária e Girador

Triângulo de Reversão
É usado para mudar a direção de uma composição, necessitando executar recuos para que a manobra seja feita. Em algumas regiões o Triângulo de Reversão também é conhecido como "Alça".

Veja no esquema abaixo como funciona o Triângulo de Reversão:

Clique na foto se quiser amplia-la.

Pêra Ferroviária: 
É usada para mudar a direção de uma composição, porém diferente dos Triângulos não é necessário a execução de manobra, pois o trem todo entra por uma linha e dá uma volta completa na mesma. As Pêras Ferroviárias são utilizadas principalmente em terminais de cargas e/ou descargas, onde o trem chega carrega e/ou descarrega e já segue viagem sem necessidade de executar manobras para mudar a formação do trem. Veja o exemplo na foto abaixo:
  Clique na foto se quiser amplia-la.

Girador:  
É uma estrutura ferroviária circular, que giram dentro de um círculo com um poço e é utilizada para inverter a direção de uma locomotiva, no seu interior apresenta uma placa giratória que pode ser acionado manualmente ou por motor.

Veja abaixo dois exemplos de giradores:
 Girador Manual

Girador Motorizado