Museu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro


O Museu Ferroviário Barão de Mauá foi inaugurado em 9 de março de 1979 e está localizado em Jundiaí, São Paulo. Possui em seu acervo réplicas de locomotivas a vapor, da sala do chefe de estação e até da sala de espera para senhoras, além de maquetes de ferreomodelismo.

Sua primeira denominação foi uma justa homenagem ao pioneiro do transporte ferroviário no Brasil, Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá). No entanto, após seu restauro, foi aberto com novas bases museológicas, em 14 de maio de 1995, denominando-se Museu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Instalado em um centenário edifício de tijolos aparentes com dois andares e cerca de 1.500 m² que, por si só, já é uma obra de grande interesse histórico por lembrar as típicas construções ferroviárias, o museu desenvolve um trabalho de resgate da memória ferroviária, enfocando a sua importância no desenvolvimento da economia e progresso da lavoura cafeeira no estado de São Paulo.


O museu está instalado na Avenida União dos Ferroviários, 1760 - Jundiaí - SP. Quem puder faça uma visita! Lembrando que a excelente reportagem é do Mochileiro Quarentão, se você também curtiu, clique aqui para ver mais sobre o trabalho dele.

Um comentário:

  1. Eu gostaria de saber o que o acervo tem sobre a Polícia Ferroviária ou Guarda Ferroviária, que fazia o Policiamento na via Férrea na época. Obs: Eu trabalhei na RFFSA - SR-5 - Paraná - Santa Catarina, na função de Agente de Segurança Ferroviária, a minha função era fiscalizar e policiar a malha ferroviária da SR-5. Att Paulo Roberto Natal. e-mail paulor.natal@hotmail.com

    ResponderExcluir