O Assalto ao trem pagador da Estrada de Ferro Central do Brasil foi um famoso crime que aconteceu em Japeri, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, às 08:30 horas do dia 14 de junho de 1960.
Na ocasião, um grupo de criminosos assaltou o trem de pagamentos da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil (na época, incorporada à Rede Ferroviária Federal), tendo subtraído uma grande quantia de dinheiro que totalizava Cr$ 27.598.000,00 (cruzeiros), que nos dias de hoje equivaleria a R$ 5.019.883,90. Confira aqui.
Na época, o crime do assalto ao trem pagador foi largamente noticiado pela mídia brasileira, tendo inclusive servido de tema para o filme O Assalto ao Trem Pagador, que foi um dos maiores sucessos de toda a história do cinema brasileiro.
Sinopse do filme: Grilo é um inteligente criminoso da cidade que diz trabalhar para um chefão que chama de "Engenheiro" e com isso convence Tião Medonho e outros bandidos da favela a praticarem um roubo a um trem de pagamentos.
Os bandidos combinam de não gastarem o dinheiro roubado antes de 1 ano, pois isso levantaria suspeitas. Mas Grilo acha que ele pode pois não é favelado e tem boa aparência, o que desperta a ira dos demais.
Grilo então diz que o Engenheiro preparou um novo golpe, mas sua intenção é se livrar de Tião Medonho e dos outros, fazendo com que eles caiam numa armadilha.
Se você ainda não teve a oportunidade de assistir o filme, então aproveite:
Nenhum comentário:
Postar um comentário