O Eurotúnel é um túnel ferroviário submarino e subterrâneo de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. Sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994.
É o terceiro maior túnel ferroviário do mundo, ultrapassado pelo Túnel de Seikan que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão e pelo Túnel Ferroviário de Gotthard, em construção na Suíça.
É o terceiro maior túnel ferroviário do mundo, ultrapassado pelo Túnel de Seikan que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão e pelo Túnel Ferroviário de Gotthard, em construção na Suíça.
A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 mil trabalhadores,
que englobava 15 empresas e 5 bancos de ambos os países. Foram usadas
grandes máquinas, tunnel boring machine. Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto.
O Eurotúnel é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é utilizado por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.
O túnel possui 50,450 Km de comprimento, sendo que 37,9 deles estão
debaixo do mar. A profundidade média é 45,7 metros abaixo do solo do
mar, e a máxima profundidade é de 60 metros.
Foi aberto para uso
comercial ainda em 1994, oferecendo três serviços principais: o Le Shuttle, um trem que carrega veículos; o Eurostar, para passageiros, conectando estações em Londres a Paris e Bruxelas; e trens de carga.
Quase 7 milhões de passageiros fazem a travessia de 35 minutos todo ano. A Sociedade Americana de Engenheiros Civis declarou o túnel uma das sete maravilhas do mundo moderno. O canal NatGeo através do programa "Obras Incríveis" falou sobre o Eurotúnel, assista:
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