Com mais de 10 mil operários
trabalhando, a ferrovia Transnordestina avança 2,5 km por dia. Em ritmo
acelerado, eles param apenas entre 03h30 e 06h20 para a manutenção nas
máquinas.
Essa aceleração somente foi possível pela chegada de 6 novas locomotivas que se juntaram às duas existentes em operação para o transporte dos trilhos e dormentes de concreto, de 380 quilos cada.
Estima-se que até o final de 2013 esteja concluída a linha que ligará Eliseu Martins, no Piauí, onde existe uma jazida de ferro com reserva de 2,97 bilhões de toneladas, ao porto de Suape, em Pernambuco. O trecho entre Salgueiro, Pernambuco, e o porto do Pecém, no Ceará, deverá estar concluído até 2014.
De acordo com Tufi Daher Filho, diretor-presidente da Transnordestina Logística, o total das obras deveriam ser entregues até o fim de 2013, mas houve alguns entraves na desapropriação de terras no Ceará.
Quando concluída, a ferrovia Transnordestina terá 1.728 km e dará autossuficiência à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) no transporte de mais de 30 milhões de toneladas de carga por ano no Brasil em 2025.
O atual sistema de ferrovia sai de São Luiz, no Maranhão, passa por Terezina, no Piauí, por Fortaleza, no Ceará, cruzando a região do Cariri, avançando pela Paraíba até chegar ao Porto de Suape, em Pernambuco, transportando 2 milhões de toneladas por ano. Essa capacidade será ampliada já em 2014 para 3,1 milhões de toneladas por ano.
Veja o vídeo institucional da Transnordestina:
Veja também essa reportagem feita por uma emisora de televião local sobre a ferrovia transnordestina:
Fonte: Revista Infovias
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